Conheça os tipos de ora-pro-nóbis e saiba quais são comestíveis
A ora-pro-nóbis é uma planta comestível rica em nutrientes que pode ser usada em diferentes receitas. Conheça os seus tipos
atualizado
Compartilhar notícia
Além de deixar o ambiente mais bonito, a ora-pro-nóbis (OPN) pode ser usada em dezenas de receitas de sucos, caldos, saladas e pratos quentes.
A planta alimentícia não convencional (Panc) é excelente fonte de proteína, fibras, ácido ascórbico, cálcio, ferro e outros nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do organismo e a prevenção de doenças.
Embora não exista uma dose diária mínima recomendada para consumo, é possível garantir uma quantidade de nutrientes ideal com 100 gramas ao dia. A quantidade é equivalente a duas xícaras de chá ou cerca de 40 folhas. “É possível encontrar 2,7 gramas de proteína em 100 g de folha, o que torna a OPN muito atrativa para os adeptos da dieta sem carne animal”, destaca a nutricionista Nara Oliveira, da clínica Tivolly, em Brasília.
Tipos de ora-pro-nóbis
Existem três tipos de ora-pro-nóbis: as de flores brancas, rosas e douradas. Todas são comestíveis, mas a versão rosa não deve ser consumida crua por conter oxalato.
Embora a substância seja naturalmente eliminada na urina, o consumo em excesso pode favorecer a formação de pedras nos rins em pessoas com maior tendência. O oxalato também pode atrapalhar a absorção de minerais no intestino.
Por isso, deve-se cozinhar as folhas da ora-pro-nóbis rosa em água por cerca de dois minutos ou refogá-las para amolecê-las e reduzir o teor de oxalato antes do consumo.
A ora-pro-nóbis pode ser encontrada em feiras de orgânicos e em lojas de suplementos alimentares. Para os adeptos da jardinagem, ainda há a opção de cultivar a planta em casa para ter as folhas à mão diariamente.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!