Ora-pro-nóbis: quantas folhas consumir por dia para ter os benefícios
A planta comestível é rica em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Ela pode ser consumida diariamente, em saladas, pratos e sucos
atualizado
Compartilhar notícia
A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (Panc) rica em proteínas, fibras, ferro, cálcio, vitaminas e nutrientes, que contribuem para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de doenças.
A alta concentração de fibras ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue (prevenindo a diabetes), melhora a função do intestino, diminui o colesterol ruim (LDL) e auxilia na perda de peso.
O cálcio é um aliado na prevenção da anemia e na saúde dos ossos. Já a vitamina B3 fortalece o sistema imunológico e contribui para acelerar o metabolismo, levando à perda de peso.
Quantas folhas de ora-pro-nóbis comer por dia?
Mas é importante ressaltar que esses benefícios só são alcançados com o consumo regular da ora-pro-nóbis. Embora não exista uma dose diária mínima recomendada para consumo, nutricionistas afirmam que é possível garantir uma quantidade de nutrientes ideal com 100 gramas ao dia. A quantidade é equivalente a duas xícaras de chá ou cerca de 40 folhas.
Elas podem ser trituradas e misturadas em: receitas de sopas e massas, arroz, caldos e feijão, além de poder incluí-las em sucos verdes e chás. Outra sugestão é colocá-las cruas na salada.
“É uma forma de chegar ao consumo indicado de proteínas no dia, já que são 22 g do macronutriente para cada 100 g da planta. Além disso, ela é uma aliada para o controle glicêmico devido à sua alta concentração de fibras, o que auxilia muito na dieta de pessoas com diabetes”, afirma a nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!