Ora-pro-nóbis: confira quais são as principais vitaminas da planta
A ora-pro-nóbis é uma planta conhecida por sua riqueza nutritiva. Saiba os principais nutrientes e vitaminas e como eles agem no corpo
atualizado
Compartilhar notícia
A ora-pro-nóbis (OPN) é uma planta altamente nutritiva e vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros por conta dos benefícios que proporciona à saúde.
A planta ficou conhecida por ser fonte de proteínas, fibras e de ferro, mas também tem outras vitaminas que ajudam o organismo a funcionar melhor e previnem doenças.
“É uma planta com inúmeros benefícios. Tem vitaminas e minerais que são importantíssimos para manter nossa imunidade alta”, explica a farmacêutica especializada em fitoterapia Ângela Xavier, de Goiânia.
Conheça as principais vitaminas presentes na ora-pro-nóbis em nosso organismo:
Vitamina A
A vitamina A age como antioxidante, combatendo os radicais livres, que aceleram o envelhecimento das células e estão associados a algumas doenças.
“A vitamina A é importantíssima para a manutenção da saúde ocular, nutrindo as retinas e a córnea”, acrescenta Xavier. Além da OPN, a vitamina A é encontrada em alimentos proteicos de origem animal, como carnes e leite, e em outros vegetais de cor verde-escura, como o espinafre e a couve.
Vitamina C
Conhecida por estar presente em altas concentrações em frutas cítricas, a vitamina C também é um dos nutrientes da OPN.
A vitamina C atua como antioxidante no organismo, fortalecendo o sistema imunológico. O nutriente também estimular a absorção de ferro, que é fundamental para transportar oxigênio no organismo.
Vitamina E
Outra vitamina presente na OPN e com importante atuação no sangue é a vitamina K. Ela participa do processo de coagulação sanguínea e estimula a fixação de cálcio em nossos ossos. Os vegetais verde-escuros são alimentos ricos em vitamina K.
Vitamina B9
A farmacêutica ainda destaca a presença da vitamina B9 em quantidade abundante na OPN. “Ela também é conhecida como ácido fólico e atua no organismo combatendo a anemia ao ajudar na produção de hemácias”, explica Xavier.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!