Rica em ferro, ora-pro-nóbis é aliada na prevenção da anemia
A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (Panc) que pode ser consumida para prevenir a carência em ferro, comum na anemia
atualizado
Compartilhar notícia
Cansaço excessivo, fraqueza, falta de apetite e palidez são alguns dos sintomas da anemia, doença que está relacionada principalmente com uma alimentação desbalanceada e carente de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.
A anemia por deficiência de ferro (ADF) leva à pior qualidade de vida do paciente e a um pior prognóstico para doenças em geral. Segundo o Ministério da Saúde, esta é a forma mais comum da doença em todas as faixas etárias.
Os cuidados com a alimentação podem ajudar a prevenir a anemia quando se dá prioridade a fontes de ferro – mineral necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis – como o brócolis, atum, peru, semente de abóbora, espinafre, carne vermelha, feijão e a ora-pro-nóbis.
Ora-pro-nóbis na prevenção da anemia
A planta alimentícia não convencional (Panc) tem poder medicinal por ser rica em proteínas, fibras, cálcio, fósforo e vitaminas — porém, a ora-pro-nóbis também tem bastante ferro, importante para a prevenção da anemia. Entre os aminoácidos essenciais presentes na planta destaca-se a lisina, encontrada em alto teor.
A deficiência em lisina pode resultar em cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade, olhos vermelhos, crescimento retardado, perda de cabelo, anemia e problemas reprodutivos. O aminoácido encontra-se na ora-pro-nóbis em concentração superior à encontrada no milho, couve, alface e espinafre.
“Estudos etnofarmacológicos mostram seu potencial para tratar anemia. Por conter ferro e lisina, pode prevenir e fortalecer o sistema imunológico”, afirmam pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano) no livro Tópicos Especiais em Estudos Agroecológicos na Região Sul da Bahia.
Porém, em pacientes que já têm anemia, o quadro normalmente não pode ser revertido apenas com mudanças pontuais na alimentação. “Dependendo do nível de anemia e do tempo, nem sempre só os alimentos vão ser suficientes para reverter. Na maioria dos casos, é necessária a suplementação em conjunto com os alimentos fontes”, afirma a nutricionista Laura de Sousa Silva, que atende em Brasília.
De acordo com a nutricionista, é importante fazer os exames e acompanhamento com profissional para um olhar atento e individualizado, principalmente as mulheres, que acabam sofrendo mais com anemias.
Como consumir?
A forma in natura da pra-pro-nóbis pode ser refogada para compor o prato de almoço, sopas e saladas ou consumida crua. A opção em pó facilita a incorporação na dieta, podendo ser misturada a sucos, shakes, vitaminas, preparações como tortas, molhos e omeletes, sem interferir muito no sabor.
Laura destaca que, para a prevenção da anemia, a ora-pro-nóbis deve ser incluída na dieta junto com alimentos fonte de vitamina C. O nutriente é fundamental para a absorção do ferro presente em alimentos de origem vegetal.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!