metropoles.com

Ora-pro-nóbis: saiba se a planta polivitamínica tem contraindicações

A ora-pro-nóbis ficou famosa em 2023 por ser rica em muitos nutrientes e vitaminas, mas ainda foi pouco estudada pela ciência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Imagem colorida mostra folhas verdes e flores em botão da planta ora-pro-nóbis - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra folhas verdes e flores em botão da planta ora-pro-nóbis - Metrópoles - Foto: GettyImages

Em 2023, uma das plantas que ganhou mais fama foi a ora-pro-nóbis (OPN). Rica em proteína, fibras, ácido ascórbico, cálcio, ferro e outros nutrientes, a planta alimentícia não convencional (Panc) pode ajudar a emagrecer, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde dos ossos, diminuir o colesterol e até prevenir a diabetes.

Segundo a nutricionista Mariana Ferrari Fernandes, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, por enquanto, não foram publicados estudos que apontem riscos ou contraindiquem o consumo da ora-pro-nóbis.

“No entanto, as reações adversas podem surgir ao longo de observações no futuro. Portanto, recomendamos o consumo moderado, como de qualquer alimento”, afirma. Em geral, a sugestão é consumir 100 gramas da folha por dia, o equivalente a duas xícaras de chá ou cerca de 40 folhas.

“É uma forma de chegar ao consumo indicado de proteínas no dia, já que são 22 g do macronutriente para cada 100 g da planta. Além disso, ela é uma aliada para o controle glicêmico devido à sua alta concentração de fibras, o que auxilia muito na dieta de pessoas com diabetes”, afirma a nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília.

Ora-Pro-Nóbis
A ora-pro-nóbis é de simples cultivo

Os tipos de ora-pro-nóbis

Na hora do preparo, é importante estar atento ao tipo de flor da ora-pro-nóbis, que pode ser rosa, branca ou dourada. Todas são comestíveis, mas as folhas da planta rosa precisam ser refogadas ou cozidas — elas têm oxalato, uma substância capaz de atrapalhar a absorção de minerais no intestino.

As folhas podem ser trituradas e misturadas a receitas de sopas e massas, ao arroz, caldos e no feijão, além de incluídas em sucos verdes e chás. Outra sugestão é colocás-la cruas na salada.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?