Ora-pro-nóbis, cúrcuma e gengibre: saiba como combinar superalimentos
Nutri ensina receita de suco com ora-pro-nóbis, cúrcuma e gengibre, alimentos reconhecidos pelas propriedade altamente benéficas à saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Os superalimentos são chamados assim porque ajudam a prevenir doenças, retirar toxinas do organismo e garantir o bem-estar geral. Como um bônus, eles ainda podem auxiliar no ganho de massa muscular e melhorar a aparência da pele, do cabelo e das unhas.
A planta ora-pro-nóbis, a cúrcuma e o gengibre são três exemplos de superalimentos. Eles são ricos em nutrientes e compostos que, combinados com um estilo de vida saudável, oferecem uma porção de benefícios à saúde.
A ora-pro-nóbis (OPN) é uma planta comestível rica em nutrientes. Entre elas, destacam-se proteínas, fibras, vitaminas A, C e do complexo B e minerais como cálcio, ferro e fósforo que fortalecem o sistema imunológico, a saúde óssea, previnem diabetes, diminuem o colesterol, melhoram o funcionamento do intestino e contribuem com a perda de peso.
“A cúrcuma e o gengibre, por sua vez, têm propriedades anti-inflamatórias”, afirma a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília.
A cúrcuma, também chamada de açafrão-da-terra, tem a coloração alaranjada por causa de seu principal princípio ativo, a curcumina, com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.
Já o gengibre é uma raiz comestível muito utilizada na culinária devido às suas diversas propriedades medicinais. Ele pertence à família do Zingiberaceae — a mesma do açafrão — e carrega propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Beatriz ensina a receita de uma bebida funcional com os ingredientes. Confira:
Suco de ora-pró-nobis, cúrcuma e gengibre
Ingredientes
- 10 a 15 folhas de ora-pro-nóbis;
- 2 galhinhos de hortelã;
- 2 rodelas de abacaxi;
- 1 colher de café de gengibre picado;
- 250 ml de água;
- 1 colher de café de curcuma picada ou em pó.
Modo de preparo
O primeiro passo é lavar as folhas de ora-pro-nóbis em água corrente. Caso elas tenham espinhos, retire-os cuidadosamente com uma faca ou tesoura de cozinha.
Cozinhe as folhas em água por cerca de dois minutos para amolecê-las e reduzir o teor de oxalato. Embora a substância seja naturalmente eliminada na urina, o consumo em excesso pode favorecer a formação de pedras nos rins em pessoas que têm maior tendência.
Coloque as folhas em um liquidificador, acrescente água, as folhas de hortelã, o abacaxi em rodelas, o gengibre e a cúrcuma e bata. Sirva em seguida.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!