metropoles.com

Além da ora-pro-nóbis: conheça outras Pancs cheias de nutrientes

As plantas alimentícias não convencionais (Pancs), como a ora-pro-nóbis, são cheias de nutrientes e podem ser incluídas na alimentação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gettyimages
Foto mostra várias folhas da planta peixinho da horta - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra várias folhas da planta peixinho da horta - Metrópoles - Foto: Gettyimages

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) são vegetais comuns na rotina diária (boa parte deles nasce espontaneamente no quintal de casa, ou em terrenos baldios) que podem ser consumidos como parte da dieta.

Uma das Pancs mais famosas é a ora-pro-nóbis: segundo a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva – Nutrição & Saúde Mental, a planta é rica em fibras e minerais como cálcio, magnésio, ferro e zinco.

“As folhas da ora-pro-nóbis são usadas em vários pratos como caldos, sopas, cozidos e carnes. Os frutos são comestíveis, mas têm espinhos delicados”, afirma Carla.

Confira outros exemplos de Pancs além da ora-pro-nóbis:

1. Peixinho da horta, ou lambari da horta

O peixinho é uma hortaliça e leva este nome graças ao formato da sua folha. Quando preparada, ela tem um sabor peculiar que lembra o lambari frito, uma espécie de peixe. No Brasil, a planta é cultivada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste em locais de clima ameno, pois não tolera calor excessivo.

A peixinho é rica em fibras e antioxidantes, além de minerais, cálcio, ferro e potássio. Ela também tem ação emoliente, reduzindo a tosse e irritações na faringe.

2. Physalis

A physalis é uma fruta que tem ganhado espaço entre os confeiteiros. Devido ao seu formato característico, ela virou artigo de decoração de doces e tortas. A physalis apresenta uma proteção em forma de balão que envolve o fruto e que seca assim que amadurece.

A frutinha é conhecida por fortalecer o sistema imunológico, melhorar dores de garganta, diminuir as taxas de colesterol e a pressão, além de ter poder antibacteriano. Ela também pode ajudar a aliviar hemorroidas.

3. Palma

“A palma é um cacto comestível rico em fitoquímicos que protegem órgãos como coração e fígado, e também é fonte de fibras, ajudando a controlar o açúcar e gordura no sangue. Ela pode ser usada em refogados, pratos com carne ou sucos”, recomenda a nutricionista.

4. Vinagreira

Da flor da vinagreira é feito o famoso chá de hibisco, que possui um importante efeito diurético e é bastante consumido. Já as folhas da planta servem como ingrediente básico do principal prato da culinária maranhense: o arroz de cuxá.

Ela é rica em vitamina C, fibras, betacaroteno e minerais — as substâncias ajudam a fortalecer a imunidade.

5. Caruru (Bredo)

“As folhas de caruru protegem o fígado e são ricas em magnésio, importante para controlar a pressão arterial. As folhas devem ser bem refogadas e usadas em pratos com carne, ovos e omeletes. Elas têm um sabor especial e são usadas em pratos típicos como o efó e o caruru”, destaca Carla.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?