Ora-pro-nóbis: dá para plantar a hortaliça proteica em casa?
A ora-pro-nóbis está incorporada à culinária mineira há muito tempo e agora seu extrato vem sendo procurado em lojas de produtos naturais
atualizado
Compartilhar notícia
A ora-pro-nóbis (OPN) é uma planta rica em proteínas, fibras, vitaminas A, C e do complexo B e minerais como cálcio, ferro e fósforo. A hortaliça está incorporada à culinária mineira há muito tempo, mas agora seu extrato vem sendo procurado em lojas de produtos naturais.
Além de ser nutritiva e versátil, a ora-pro-nóbis é de fácil cultivo. O engenheiro agrônomo Victor Pereira, de Brasília, explica que ela pode ser plantada em casa sem grandes dificuldades a partir de uma muda.
“Você pode plantar a muda em um saquinho preto com substrato e enterrá-la parcialmente. A parte enterrada se tornará a raiz, e o que fica para fora se desenvolverá como a parte aérea da planta. Isso pode ser feito dentro de casa, mas ao ar livre funciona melhor”, afirma Pereira.
A ora-pro-nóbis tem um hábito de crescimento semelhante ao de uma planta trepadeira e, por isso, é interessante escolher um método de condução para guia-la. Quanto à adubação, algumas pessoas usam restos de comida, mas outra boa opção é o uso de fertilizantes.
Colheita em 3 meses
A colheita de hastes (folhas e pecíolos) é feita após 90, à medida que a planta passa dos 80 cm de comprimento.
A produção pode atingir de 1 a 2 quilos de folhas por planta a cada corte, com quatro a oito cortes por ano. Plantada, a ora-pro-nóbis dura mais de 10 anos.
Retiradas e lavadas, as folhas estão prontas para o consumo.
Folhas ou suplemento?
Segundo a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília, a versão in natura é melhor para garantir as propriedades nutricionais.
“A suplementação com cápsulas é uma opção saudável, mas, enquanto nutricionista, priorizo sempre o alimento original”, afirma Beatriz.
A nutricionista acrescenta que o alimento proporciona mais fibras em comparação ao suplemento, o que é mais vantajoso para o intestino e a saúde em geral. As fibras ajudam na digestão, pois evitam a prisão de ventre e a formação de pólipos.
Confira outros benefícios da ora-pro-nóbis
A ora-pro-nóbis apresenta proteínas, fibras, vitaminas A, C e do complexo B e minerais como cálcio, ferro e fósforo. A combinação de nutrientes traz benefícios como:
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Melhora da saúde óssea;
- Prevenção da diabetes;
- Diminuição do colesterol;
- Melhor funcionamento do intestino;
- Auxilia na perda de peso;
- Prevenção de anemia;
- Evita o envelhecimento precoce;
- Acelera o metabolismo;
- Contribui para a saúde dos olhos.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!