Ora-pro-nóbis: aprenda a fazer farinha da planta na air fryer
A ora-pro-nóbis não perde nutrientes ao ser desidratada na air fryer, e a farinha da planta dura até três meses em recipiente de vidro
atualizado
Compartilhar notícia
Muito comum na região Centro-Sul do Brasil, a ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (Panc) muito conhecida por ser rica em proteínas, além de várias vitaminas e minerais, e ser incrivelmente versátil. É possível incluí-la na alimentação na forma crua, cozida, refogada e até em farinha.
Para ajudar a conservá-la depois de colhida, uma das melhores opções é desidratá-la. Na forma de farinha, quando conservada em um pote de vidro bem fechado, a ora-pro-nóbis dura até três meses.
“Ao desidratar as folhas, não ocorre perda de nutrientes. Os benefícios da planta seguem praticamente os mesmos e ela pode ser usada em mais preparos, como base para molhos, acompanhando massas, arroz ou até sendo mesclada a outros temperos”, explica a farmacêutica especializada em fitoterapia Angela Xavier, de Goiânia.
O processo é feito tradicionalmente no forno, mas também pode ser realizado na air fryer.
Como fazer farinha de ora-pro-nóbis na air fryer
- Limpe bem as folhas, retirando os espinhos, e deixe de molho por 10 minutos na água com hipoclorito de sódio, bicarbonato ou vinagre;
- Enxague bem;
- Seque bem as folhas com um pano ou centrífuga;
- Coloque na air fryer a 200 graus e acompanhe de cinco em cinco minutos, até que ela desidrate e fique bem seca;
- Transfira tudo para o liquidificador e bata até virar uma farinha.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!