metropoles.com

Opas alerta para alta de casos e de hospitalizações na América Latina

A entidade afirma que maior mobilidade e relaxamento prematuro em medidas de distanciamento ampliam ameaça da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/ Especial para o Metrópoles
CORONAVIRUS DF - Ambulancia - Enfermeiro
1 de 1 CORONAVIRUS DF - Ambulancia - Enfermeiro - Foto: Jacqueline Lisboa/ Especial para o Metrópoles

A diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, afirmou em coletiva, nesta quarta-feira (2/6), que o aumento na mobilidade nas Américas é uma ameaça para a região, diante de um quadro ainda descontrolado da pandemia da Covid-19. 

“Dados de mobilidade da nossa região mostram que há mais movimento dentro dos e entre os países agora do que em qualquer outro momento durante a pandemia”, afirmou Etienne. “Quando se combina esta mobilidade com o relaxamento prematuro de medidas de saúde pública, o que temos é o ambiente perfeito para este vírus – e suas variantes – se disseminarem”, complementou Carissa Etienne.

A diretora da Opas também destacou o aumento dos casos da Covid-19 e das hospitalizações pelo vírus no Brasil. Ela ressaltou o quadro em alguns estados da região nordeste, sem especificar. “Esta tendência é especialmente aguda em alguns estados do nordeste, os quais têm mais de 90% de capacidade” das UTIs ocupadas, disse.

Carissa Etienne também afirmou que Uruguai, Argentina e Chile “estão em alerta”, por registrarem uma alta no número de casos do vírus. Por outro lado, Estados Unidos, México e Canadá têm exibido quedas nos números de casos nos últimos dias, disse ela. A autoridade informou que, na última semana, houve 1,1 milhão de casos e mais de 25 mil mortes pela doença nas Américas.

A diretora da Opas ressaltou o fato de que a região ainda está distante da meta de ampliar fortemente a vacinação. O diretor assistente Jarbas Barbosa disse que não é possível saber quando a pandemia será controlada na América Latina, mas ressaltou a importância de que se reforce a vacinação.

Barbosa disse que são sabidas as dificuldades para se adotar medidas de controle do vírus da região diante da precária situação econômica de parte da população, mas enfatizou a importância das medidas de prevenção. Segundo ele, ainda não é possível prever por quanto tempo a América Latina precisará dessas medidas de controle para evitar uma piora do quadro na pandemia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?