metropoles.com

ONU alerta para fluxo de doenças transmitidas por animais nos próximos anos

Entidade chama Covid-19 de pandemia “altamente previsível” em relatório onde lista tendências que impulsionam doenças zoonóticas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Acedoron jubatus
1 de 1 Acedoron jubatus - Foto: Reprodução

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), lançado nessa segunda-feira (6/7), alerta para a possibilidade de surgimento de novos surtos de doenças zoonóticas – transmitida de um animal vertebrado para um humano –, caso os países não tomem medidas para impedir a disseminação.

Especialistas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária (ILRI), responsáveis pelo estudo “Prevenir a Próxima Pandemia: Doenças Zoonóticas e Como Quebrar a Cadeia de Transmissão” lembram que a epidemia mais recente, de Covid-19, provavelmente teve sua origem em morcegos.

Antes dela, houve os surtos de ebola, a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), Febre do Nilo Ocidental e Febre do Vale Rift, com disseminação intensificada pelas ações humanas.

Entre as tendências que impulsionam o surgimento de doenças zoonóticas estão: a crescente demanda por proteína animal (a caça e o consumo de animais selvagens e exóticos), a expansão agrícola intensiva e não sustentável, o aumento da exploração da vida selvagem e a crise climática.

Para a diretora-executiva do PNUMA, Inger Andersen, os fatos científicos mostram que “se continuarmos explorando a vida selvagem e destruindo os ecossistemas, podemos esperar um fluxo constante de doenças transmitidas de animais para seres humanos nos próximos anos”.

De acordo com a entidade, cerca de 2 milhões de pessoas morrem anualmente por doenças zoonóticas negligenciadas. A maioria dos casos está concentrada em países de baixa e média renda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?