metropoles.com

Onda de calor: veja 7 dicas de como se proteger das altas temperaturas

Especialistas compartilham dicas importantes para se proteger das altas temperaturas características das ondas de calor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metropoles
Dia quente e calor no rio de janeiro - Metrópoles
1 de 1 Dia quente e calor no rio de janeiro - Metrópoles - Foto: Aline Massuca/Metropoles

O Brasil está vivendo ondas periódicas de calor que impactam a saúde. Diante de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar, o funcionamento do corpo muda: a espessura do sangue aumenta, a pressão sobe e os batimentos cardíacos aceleram. Também pode ocorrer uma desidratação imperceptível, especialmente em idosos e crianças.

Os sintomas frequentes de que o corpo não está tolerando a temperatura ambiente são desmaio, mal-estar, náuseas, tontura e dor de cabeça. Em casos extremos, pode ocorrer hipertermia, quando o corpo sobreaquece e pode até morrer.

“As ondas de calor são eventos extremos cada vez mais frequentes e severos. Se a gente considerar como cada sintoma afeta os indivíduos de forma variável, é preciso que os governos, empresas e famílias criem estratégias para reduzir os impactos delas sobre a saúde”, diz Paula Campoy, presidente da Aliança para a Saúde Populacional.

D3sign/Getty ImagesMulher branca e jovem, de cabelos lisos pretos, enchendo um copo de vidro de água. Com a mão direita ela segura a garrafa. - Metrópoles
Manter a hidratação é fundamental para atravessar as ondas de calor

Dicas para lidar com o calor

O clínico geral Thiago Piccirillo, da rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo, dá sete dicas para cuidar da saúde durante as ondas de calor:

Beba água: é essencial uma hidratação adequada, porque no calor o corpo perde mais líquido. Em média, é necessária a ingestão de oito a dez copos de água por dia. Durante períodos de calor intenso ou após exercícios físicos, essa quantidade aumenta significativamente. A cada 15 ou 20 minutos durante a atividade física, é recomendado beber cerca de 150-250 ml de água.

Busque ambientes frescos: tente sempre estar em ambientes que estejam com a ventilação adequada. Abrir a janela, deixar a brisa passar é uma alternativa para dissipar o calor. Ar condicionado e ventilador também devem ser utilizados.

Não se exponha ao sol: evite a exposição ao sol por períodos longos, principalmente em horas como o meio-dia. Se for tomar sol, aplique protetor solar para evitar complicações na pele. Também use boné ou chapéu para evitar queimaduras do sol na cabeça.

Prefira roupas claras: opte por roupas mais leves e claras para enfrentar o calor. Nada de roupas escuras, pois o calor fica retido nelas.

Sem exageros físicos: Reduzir atividades físicas que demandam muito esforço em dias muito quentes é essencial porque pode levar à pressão baixa, mal-estar, tontura e até desmaio. Se for fazer exercícios intensos, busque realizá-los em horários alternativos em que as temperaturas estão mais baixas, como à noite ou bem cedo pela manhã.

Escolha alimentos leves: com relação à alimentação, opte por refeições mais leves e refrescantes. Caso vá comer alguma refeição mais consistente, como a feijoada, se alimente moderadamente para não correr o risco de passar mal.

Atenção às notícias: é preciso ficar de olho nas notícias sobre a previsão do tempo para se proteger.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?