metropoles.com

Oncologista lista 7 sinais do corpo que podem indicar câncer

Especialista reafirma importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de sucesso do tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mulher vestida com blusa branca e calça jeans pressiona o estômago com as mãos-Metrópoles
1 de 1 Mulher vestida com blusa branca e calça jeans pressiona o estômago com as mãos-Metrópoles - Foto: Getty Images

O câncer é uma doença em ascensão. O aumento na expectativa de vida da população e o maior controle das doenças cardiovasculares fazem com que a incidência de casos cresça consideravelmente.

“É uma doença do envelhecimento. E a população, cada vez mais, alcançará a longevidade. Com o controle das doenças cardiovasculares, os seres humanos perecerão, cada vez menos, de males como infarto, derrame, entre outros; no entanto, padecerão mais de câncer”, explica o médico Wesley Pereira Andrade, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

A boa notícia, entretanto, é que o conhecimento científico sobre a doença tem evoluído bastante, e o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento. Nesse contexto, é importante que as pessoas estejam atentas e informadas sobre possíveis sinais de alerta emitidos pelo corpo.

O médico Wesley Pereira Andrade indica sete sinais do corpo que podem estar relacionados a um câncer:

1 – Caroços ou nódulos

Caroços ou nódulos no corpo – como, por exemplo, nas regiões das mamas, das axilas ou do pescoço –, que não desaparecem em três ou quatro semanas, precisam ser investigados por um médico.

2 – Tosse persistente ou rouquidão

Tosse persistente ou rouquidão podem ser sintomas de tumores de pulmão ou das vias aéreas superiores. Se a tosse é frequente e o escarro é acompanhado de sangue, há possibilidade de ser diagnosticado câncer de pulmão. Já a rouquidão pode denotar problemas na área respiratória ou na laringe. Tabagistas e etilistas estão mais propensos.

3 – Mudanças no hábito intestinal

Ocorrências como sangramento nas fezes e alternância entre diarreia e constipação devem ser investigadas pelo médico para avaliar se estão relacionadas a tumores gástricos ou intestinais.

4 – Perda de peso inexplicada e aparente

Caso ocorra perda de peso que não seja provocada por alimentação/dieta, prática de atividade física ou consumo de medicamentos para emagrecer, também é necessário investigar a possibilidade de tumores gástricos.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que a perda de peso não intencional era o segundo maior preditor de tumores colorretais, de pulmão, pâncreas e rins, além de estar associada a outros tipos de câncer.

5 – Presença de feridas na pele ou manchas escurecidas

Alterações na pele, como manchas e sinais, devem ser avaliadas pelo dermatologista, pois podem se tratar de câncer de pele.

6 – Sangramento vaginal inesperado

O aparecimento de sangramentos fora das datas regulares em mulheres na pré-menopausa pode indicar problemas na região do colo do útero ou do endométrio. Jovens que têm sangramentos anormais fora do período de menstruação também devem ficar atentas.

7 – Dores persistentes e inexplicáveis

O câncer de pulmão, por exemplo, pode causar dores no peito. Dores de cabeça recorrentes podem apontar alguma enfermidade cerebral, e dores em relações sexuais podem estar relacionadas a tumores ginecológicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?