metropoles.com

OMS: vacinas da Covax Facility para o Brasil dependem de disponibilidade

Segundo Ministério da Saúde, entre 10 e 14 milhões de doses fabricadas pelo consórcio serão entregues a partir do fim de fevereiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Especial Metrópoles
Socorristas e enfermeiras do Samu, tomam vacina contra a covid-19 em sao paulo 16
1 de 1 Socorristas e enfermeiras do Samu, tomam vacina contra a covid-19 em sao paulo 16 - Foto: Fábio Vieira/Especial Metrópoles

No final de semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) enviou uma carta ao Brasil avisando que o país deve receber, a partir do final de fevereiro, entre 10 e 14 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes serão distribuídos por meio da iniciativa Covax Facility, grupo criado pela entidade para garantir imunizantes a todos os países. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (1º/2), a entidade explica que esta é uma projeção, e depende da disponibilidade dos imunizantes.

“Precisamos ainda saber quantas doses estarão disponíveis, este é um indicativo”, afirma Mariângela Simão, vice-diretora-geral da entidade. Ela lembra ainda que é preciso negociar com o governo de cada país, e que só serão enviadas vacinas que foram aprovadas para uso emergencial pelas agências regulatórias locais.

No caso do Brasil, como a vacina da AstraZeneca já recebeu sinal verde da Anvisa, esta deve ser o imunizante enviado. Até o momento, foram aprovados o uso de 2 milhões de doses, que já estão sendo aplicadas. A OMS lembra ainda que o Brasil já tem um acordo bilateral com a empresa, o que será levado em consideração.

O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, pediu ainda que investidores interessados em agilizar o processo das vacinas procurem não só financiar novas doses, mas olhar para a logística de distribuição do seu país e como melhorar o plano de imunizações.

Veja, na galeria, como cada tipo de vacina funciona:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?