metropoles.com

OMS retira cloroquina da lista de testes em pacientes com Covid-19

A decisão de remover o medicamento da lista de opções de tratamento em estudo foi informada na página do projeto Solidariedade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
remedio medicamento saude comprimido alopada
1 de 1 remedio medicamento saude comprimido alopada - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Depois de anunciar a suspensão temporária dos testes com cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes diagnosticados com a Covid-19, na última segunda-feira (25/05), a cloroquina foi removida da lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma opção de tratamento em estudo.

A página do projeto Solidariedade (iniciativa internacional para buscar um tratamento para a Covid-19) lista agora o remdesivir, lopinavir/ ritonavir, lopinavir/ ritonavir com interferão beta-1a, e a hidroxicloroquina como opções de tratamento avaliadas pela entidade com base em evidências de estudos laboratoriais, animais e clínicos.

No caso da hidroxicloroquina, a OMS fez uma ressalva com um asterisco, explicando a nova diretriz: “De acordo com o protocolo inicial do teste, a cloroquina e a hidroxicloroquina foram selecionadas como possíveis drogas a serem testadas no estudo de Solidariedade. No entanto, o julgamento só foi realizado com a hidroxicloroquina; portanto, a cloroquina foi removida desta página como uma opção de tratamento listada em estudo”.

A decisão veio após a publicação de uma pesquisa com 96 mil pacientes da Covid-19, publicada na revista The Lancet. O levantamento mostrou ineficiência no uso dos dois medicamentos e indicou um aumento no risco de morte por problemas cardíacos, como a arritmia. A OMS não detalhou porque, ao contrário do anúncio feito anteriormente, a hidroxicloroquina continuará a ser testada.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?