OMS recomenda dois novos medicamentos para tratar pacientes com Covid
A OMS inseriu os anticorpos baricitinibe e sotrovimab na lista de alternativas no tratamento da Covid-19 para pacientes graves e moderados
atualizado
Compartilhar notícia
Dois novos medicamentos contra a Covid-19 foram recomendados oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (12/1). Foram incluídos na lista o baricitinibe, fortemente recomendado para pacientes com quadros graves da infecção, e o anticorpo monoclonal sotrovimab para pacientes com sintomas leves, mas com maior risco de hospitalização, afirma o Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes da organização. A recomendação foi publicada na revista científica BMJ.
Em nota enviada à imprensa, a OMS explica que o fármaco baricitinibe é indicado para adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva. Há evidências de que o medicamento melhora a sobrevida e reduz a necessidade de ventilação, diminuindo os efeitos adversos. O medicamento já está aprovado pela Anvisa para uso no Brasil.
Recentemente, outro medicamento de anticorpo monoclonal, o casirivimab-imdevimab, foi aprovado pela organização. Contudo, os especialistas dizem que não há dados suficientes para recomendar um tratamento com esse remédio para casos de pacientes hospitalizados, apenas para aqueles em situações leves e moderadas, e reconhecem que sua eficácia contra novas variantes, como a Ômicron, ainda é incerta.
Evidências
As recomendações feitas pela OMS são baseadas em evidências de sete ensaios clínicos envolvendo mais de 4 mil pacientes com infecção por Covid-19 leve ou moderada, grave e crítica. O estudo foi desenvolvido com o apoio da plataforma de saúde MAGIC Evidence Ecosystem Foundation, criada com o objetivo de ajudar especialistas de saúde fornecendo orientações confiáveis sobre tratamentos da Covid-19.
Para estabelecer as novas diretrizes, os órgãos consideraram uma combinação de evidências avaliando benefícios e danos relativos, valores, preferências e questões de viabilidade.
De acordo com a organização de saúde, as novas recomendações se somam às anteriores. Para pacientes com Covid-19 grave, deve ser feito o uso de bloqueadores dos receptores de interleucina-6 e corticosteróides sistêmicos. Em pacientes selecionados, recomenda-se o uso de casirivimab-imdevimab (outro tratamento com anticorpos monoclonais).
Por último, a OMS deixa claro que é contra o uso de plasma convalescente, ivermectina e hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19, independente da gravidade da doença.