metropoles.com

OMS oficializa mudança de nome da varíola dos macacos para mpox

Troca do nome de varíola dos macacos para mpox tem como objetivo evitar possíveis discriminações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
David Talukdar/Getty Images
Pessoa segurando fraco com adesivo com a palavra Monkeypox- Metrópoles
1 de 1 Pessoa segurando fraco com adesivo com a palavra Monkeypox- Metrópoles - Foto: David Talukdar/Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, nesta segunda-feira (28/11), que irá alterar o nome da varíola dos macacos para mpox. A mudança de nomenclatura vinha sendo discutida desde junho, após especialistas e grupos ligados aos direitos humanos reclamarem do cunho discriminatório do nome da doença.

A OMS afirmou, em comunicado, que os dois nomes ainda poderão ser utilizados até o final de 2023. A intenção é que as pessoas se acostumem com a nova nomenclatura durante o período de transição.

Quando o surto de varíola símia se expandiu no início deste ano, a linguagem racista e estigmatizante foi observada em ambientes online e em determinadas comunidades. Isso foi relatado à OMS e vários indivíduos e países solicitaram a mudança de nome em reuniões públicas e privadas”, divulgou a OMS.

Ainda de acordo com a entidade internacional de saúde, o termo mpox tem a vantagem de poder ser utilizado em todas as línguas.

O novo nome foi oficializado depois de uma série de reuniões com especialistas de 45 países. De acordo com a OMS, contou para a decisão sobre o novo nome a pronúncia, a capacidade de utilização em diferentes idiomas e a ausência de referências a lugares ou animais.

Por que alterar o nome?

A mudança na nomenclatura está relacionada à associação da doença aos primatas. Mas os macacos não são hospedeiros do vírus da mpox. O nome “varíola dos macacos” tem origem na década de 1950, quando o vírus foi isolado utilizando um macaco para obter sucesso na conquista científica.

Desde o aumento no número de casos de mpox, o nome tem sido usado de maneira pejorativa e preconceituosa, além de ter resultado em crimes ambientais contra macacos.

Por isso, a alteração do nome foi considerada uma necessidade para as autoridades de saúde.

Consulta pública

O novo termo foi proposto durante uma consulta pública lançada pela OMS em agosto.

Segundo a OMS, um nome diferente e conveniente para o vírus causador da epidemia irá facilitar a comunicação sobre ele sem maiores conotações negativas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?