OMS: número de mortes semanais por Covid é o menor desde março de 2020
O diretor-geral da OMS classificou a situação de encorajadora, mas pediu que países mantenham vigilância epidemiológica
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou cerca de 15 mil mortes de Covid-19 em todo o mundo na última semana, o menor número notificado em sete dias desde março de 2020.
“Globalmente, os casos e mortes relatados de Covid-19 continuam a diminuir, o que é muito encorajador”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (26/4).
Embora a tendência seja positiva, Tedros segue pedindo cautela. Com a redução do volume de testagens para a Covid-19 em muitos países, a OMS passou a receber menos informações sobre transmissão e sequenciamento.
Esse ponto cego pode esconder o surgimento de novas variantes mais perigosas, atrasando a tomada de medidas de prevenção para conter a circulação.
“Esse vírus não desaparecerá apenas porque os países param de procurá-lo. O vírus ainda está se espalhando, ainda está mudando e ainda está matando”, acrescentou Tedros. “Embora as mortes estejam diminuindo, ainda não entendemos as consequências a longo prazo da infecção naqueles que sobrevivem”, continuou.