metropoles.com

OMS monitora gripe aviária e se prepara para possível pandemia

Autoridades estão em contato com fornecedores de vacinas para entender a capacidade de produção de doses em caso de uma emergência de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fotografia de um galinheiro lotado - Metrópoles - gripe aviária
1 de 1 Fotografia de um galinheiro lotado - Metrópoles - gripe aviária - Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está se preparando para uma possível pandemia de gripe aviária. A chefe do programa de influenza, Wenqing Zhang, afirmou, nesta sexta-feira (3/3), que a agência tem consultado fornecedores de vacinas para entender a capacidade de produção delas caso o H5N1 se torne uma emergência de saúde pública.

As últimas semanas foram marcadas pelo aumento global de casos de gripe aviária entre animais, a confirmação da morte de uma menina de 11 anos no Camboja após infecção pela cepa 2.3.2.1c do vírus H5N1, e outros dois casos entre humanos na China. Uma mulher de 53 anos foi contaminada pela 2.3.4.4b do H5N1, e um homem de 49 anos foi diagnosticado com a gripe aviária A (H5N6).

Até o momento, não há nada que indique uma relação entre os dois diagnósticos na China ou que o vírus tenha sido transmitido de humano para humano. A principal suspeita é que ele tenha sido passado de aves para os pacientes.

Ao ser questionada por jornalistas em uma coletiva de imprensa sobre a possibilidade de o vírus ser o responsável por uma nova pandemia, Wenqing afirmou que cada uma das cepas tem potencial para se tornar uma emergência de saúde pública, mas a 2.3.4.4b, em disseminação em várias áreas do mundo, especialmente na América do Norte e do Sul, é a que merece maior atenção.

“Cada uma dessas cepas tem potencial pandêmico. Não sabemos qual poderá levar a uma próxima pandemia. Precisamos monitorar todas”, afirma Wenqing.

A chefe do programa de influenza afirmou que existem cerca de 20 vacinas licenciadas para uso em pandemia que têm como alvo o vírus H5N1, mas ainda não é possível definir qual funcionaria. Por esse motivo, a OMS está criando um banco de imunizantes candidatos para acelerar a resposta de prevenção.

“A OMS tem consultado reguladores e fornecedores para entender quando será necessário mudar a capacidade de produção das vacinas sazonais para uma pandemia”, conta Wenqing.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?