OMS: metade dos casos de Covid-19 acontecem nos EUA, Brasil e Índia
O diretor-geral da agência, Tedros Ghebreyesus, afirma que responsabilidade individual aumenta com a flexibilização do distanciamento social
atualizado
Compartilhar notícia
Observando uma alta nos casos de Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou, em coletiva de imprensa nesta quinta (23/7), que cerca de metade dos diagnósticos feitos no mundo acontecem em três países: Estados Unidos, Brasil e Índia.
“Mais de 15 milhões de casos já foram relatados à OMS, e quase 620 mil mortes. Embora todos os países tenham sido afetados, continuamos vendo transmissão intensa em um grupo relativamente pequeno de países”, afirmou Tedros Adhanam Ghebreyesus, diretor-geral da entidade.
O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, completou dizendo que “países grandes têm grandes problemas” e que o mundo olha para “países como os EUA e o Brasil em busca de respostas certas”. Para o diretor, os governos locais precisam tomar decisões sobre quarentena baseadas em dados locais. Maria Van Kerkhove, responsável pela resposta da entidade à epidemia, garantiu que as três nações têm “ferramentas para virar o jogo”.
Segundo Tedros, a flexibilização do distanciamento social e a dificuldade em manter quarentena por muito tempo aumentam a responsabilidade individual para evitar o contágio. “Onde vão, o que fazem e com quem se encontram [são questões que] devem ser encaradas como decisões de vida ou morte. Suas escolhas podem fazer a diferença entre a vida e a morte para um ente querido ou para um estranho”, afirmou.