metropoles.com

OMS não inclui remédios para obesidade em lista de fármacos essenciais

Atualização das Listas Modelo de Medicamentos Essenciais considerou o benefício clínico incerto a longo prazo para pacientes com obesidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jose Luis Pelaez Inc/ Getty Images
Pessoa com obesidade com as mãos na pele - Metrópoles - pele
1 de 1 Pessoa com obesidade com as mãos na pele - Metrópoles - pele - Foto: Jose Luis Pelaez Inc/ Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, nesta quarta-feira (26/7), as novas edições das Listas Modelo de Medicamentos Essenciais (EML) e Medicamentos Essenciais para Crianças (EMLc). As listas incluem remédios importantes para o tratamento de doenças como o câncer, esclerose múltipla e doenças infecciosas cardiovasculares, mas deixou de fora fármacos para perda de peso de pessoas com obesidade.

As listas modelo são divulgadas pela OMS para facilitar o acesso a terapias consideradas inovadoras. “Por mais de 40 anos, países de todo o mundo confiaram na Lista de Medicamentos Essenciais da OMS como um guia definitivo e baseado em evidências dos remédios mais importantes para proporcionar o maior impacto à saúde”, afirma o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Um grupo de médicos e acadêmicos dos Estados Unidos propôs a inclusão de medicamentos para obesidade na lista no início deste ano, apontando a ação do princípio ativo liraglutida, presente no Saxenda, da Novo Nordisk.

Embora os tratamentos para emagrecimento tenham ganhado bastante destaque no último ano, o painel de especialistas da OMS foi contra a adição de medicamentos para perda de peso por avaliar o “benefício clínico incerto a longo prazo e segurança nesta população de pacientes”.

Foto colorida de pessoa em balança - Metrópoles
A obesidade deve atingir quase 30% da população adulta do Brasil em 2030, segundo o IBGE

Ao todo, 85 pedidos, incluindo mais de cem medicamentos e formulações, foram considerados pelo Comitê de Especialistas da OMS em Seleção e Uso de Medicamentos Essenciais. Um total de 32 aplicações não foram recomendadas.

A lista de negativas inclui os agonistas do receptor do peptídeo 1 semelhante ao glucagon para perda de peso na obesidade; risdiplam para tratamento de atrofia muscular espinhal; donepezil para tratamento de demência devido ao Alzheimer; tratamento com células CAR-T; terapias para linfoma e fentanil transmucoso oral de ação rápida para dor oncológica irruptiva.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?