OMS investiga doença misteriosa que matou 89 pessoas no Sudão do Sul
A região onde ocorreram os óbitos foi afetada por enchentes. Testes preliminares descartaram a possibilidade de mortes por cólera
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) investiga uma doença misteriosa que pode ter provocado a morte de 89 pessoas na cidade de Fangak, no estado de Jonglei, no Sudão do Sul. A região é uma das mais atingidas por recentes inundações provocadas por chuvas torrenciais.
Uma equipe de cientistas especializados em emergências foi enviada à cidade para tentar descobrir o que está acontecendo. Testes preliminares descartaram a possibilidade de as mortes terem sido por cólera, infecção bacteriana.
“Decidimos enviar uma equipe de resposta rápida para fazer uma avaliação de risco e investigação. Eles irão coletar amostras dos doentes. Por enquanto, provisoriamente, o número que obtivemos foi que houve 89 mortes”, disse a porta-voz da OMS, Sheila Baya, à BBC.
Enchente no norte da África
As enchentes que atingiram o norte do Sudão do Sul afetam milhares de pessoas. A inundação atrapalha o acesso da população a alimentos e produtos vitais. Estados vizinhos ao de Jonglei, também atingidos pela inundação, registraram aumento da propagação de doenças como a malária e desnutrição entre as crianças, provocada pela escassez de alimentos.