OMS: festas de fim de ano farão pandemia piorar pelos próximos 3 meses
Apesar de a vacinação contra o coronavírus ter começado em vários países, agência internacional prevê um período duro pela frente
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma live para responder perguntas do público nesta quarta-feira (6/1), a infectologista Maria Van Kerkhove, responsável pela resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) à pandemia de Covid-19, disse que o mundo terá uma piora nos casos e óbitos causada pelos encontros nas festas de fim de ano. Segundo ela, os próximos três a seis meses serão “duros”.
Para a OMS, a situação só deve melhorar depois desse período. “A pandemia não acabou. Estamos na luta de nossas vidas“, afirmou a infectologista. Van Kerkhove disse ainda que os números de alguns países “dão medo”, sem citar exemplos.
Michael Ryan, diretor de Emergências da entidade, explica que, infelizmente, o cenário que os especialistas tentavam evitar acabou acontecendo, e alguns países estão indo para o terceiro lockdown. “Não é fácil, mas não temos outra opção. A cavalaria está chegando e ela é a vacina. Mas ainda não chegou”, diz. “Enquanto isso, estamos na luta contra o vírus”, alerta.