OMS faz novo alerta aos jovens sobre a Covid-19: “Não são invencíveis”
Diretor-geral, Tedros Adhanom pediu mais cautela ao grupo etário, que está sendo associado a novo crescimento de casos na Europa
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (30/7), o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um apelo aos jovens, afirmando que uma das tarefas mais complicadas do combate à pandemia da Covid-19 é convencê-los de que também estão em risco.
“Dissemos antes, e vamos falar de novo: jovens não são invencíveis. Eles podem ser infectados, podem morrer e podem transmitir o vírus para outras pessoas. É por isso que devem tomar as mesmas precauções de todos para se proteger, assim como proteger a comunidade. Jovens podem ser líderes – e devem ser agentes de mudança”, disse o diretor-geral.
Ele lembrou ainda que, como dito nessa quarta (29/7) pelo diretor da OMS para a Europa, são os jovens os responsáveis pelo aumento de casos no continente. É verão no hemisfério norte e, segundo a agência internacional, há um relaxamento nas medidas de proteção entre as faixas etárias mais jovens, que se sentem “protegidas” por não estarem em grupos de risco.
Para o diretor de emergências, Michael Ryan, ainda não se sabe os efeitos a longo prazo das inflamações causadas pela doença e, tampouco, se ela pode causar algum problema de saúde no futuro. “Por que se arriscar?”, questiona.