metropoles.com

OMS espera 2 bilhões de vacinas distribuídas até o final de 2021 pelo Covax

O Brasil participa do consórcio internacional capitaneado pela Organização Mundial da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Karl Tapales/Getty Images
Foro colorida de um homem de luva se preparando para aplicar uma vacina - Metrópoles
1 de 1 Foro colorida de um homem de luva se preparando para aplicar uma vacina - Metrópoles - Foto: Karl Tapales/Getty Images

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou nesta sexta (9/10) que espera 2 bilhões de vacinas contra a Covid-19 distribuídas globalmente pelo projeto Covax Facility até o final de 2021. A iniciativa conta atualmente com 171 países, entre eles o Brasil.

Em entrevista coletiva, ele afirmou que a “melhor maneira de garantir a efetividade da vacina é fazê-la disponível a todos os países”. Adhanom elogiou a iniciativa da Moderna, que anunciou que não vai cobrar direitos de patente pelo seu imunizante durante a pandemia.

“Na Espanha, há grande aumento nos casos, mas não no número de mortes. É um avanço”, afirmou o diretor-geral da OMS sobre a segunda onda, indicando melhora na maneira de lidar com a doença.

Michael Ryan, diretor-executivo da organização, afirmou que há outras alternativas efetivas na contenção de casos além dos lockdowns, que “estamos tentando evitar”, indicou.

“Japão e Coreia do Sul provaram que a investigação de casos é eficaz”, apontou Ryan, que ressaltou a importância da manutenção das atividades de rotina, em especial as escolas.

Ryan afirmou ainda que há bons sinais sobre a vacina da Rússia, “mas mantemos nossa posição de recomendar os protocolos de segurança” e a necessidade da realização dos testes. A líder técnica da OMS, Maria Van Kerkhove, afirmou: “Não temos resposta ainda sobre a duração dos anticorpos. Há diferentes sinais com estudos não convergindo nos resultados”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?