OMS enviará 1 mi de doses de vacinas para o Brasil até fim do mês
Covax Facility, iniciativa criada pela entidade, havia anunciado entrega de 3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 no 1º trimestre
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil só receberá 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 da Covax Facility – iniciativa criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir a imunização global – até o final de março. Outras 1,9 milhão de doses estão previstas para chegar nas semanas seguintes.
A remessa é menor que à anunciada no final de fevereiro, quando eram previstas 3 milhões de doses para março. O calendário previa ainda o envio de outras 6 milhões de doses entre abril e maio e mais 33 milhões ao longo do ano, totalizando 42 milhões até dezembro.
A garantia do envio dependia de alguns fatores que envolviam o governo brasileiro, como a assinatura das cláusulas de indenização, assumindo toda a responsabilidade pelo imunizante, autorização de importação e consentimento com os preços estipulados pelo fabricante.
Por enquanto, este processo só foi finalizado para o primeiro lote de 1 milhão de doses, segundo membros da equipe internacional que negocia o fornecimento informaram ao colunista Jamil Chade, do portal Uol.
Além disso, a OMS precisava garantir que a AstraZeneca entregasse vacinas suficientes para atender todos os países vinculados à iniciativa.
Saiba como as vacinas contra Covid-19 funcionam: