metropoles.com

OMS elabora acordo global para evitar disputas por vacina em pandemias

O projeto está sendo escrito pelos estados-membros da OMS para garantir que países mais pobres também recebam os imunizantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NurPhoto/ Getty Images
Bandeira da Organização Mundial da Saúde (OMS) atrás de duas mãos. Uma segura uma seringa e outra segura recipiente com liquido transparente
1 de 1 Bandeira da Organização Mundial da Saúde (OMS) atrás de duas mãos. Uma segura uma seringa e outra segura recipiente com liquido transparente - Foto: NurPhoto/ Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está elaborando um novo acordo global sobre pandemias com o objetivo de evitar a disputa por vacinas, como aconteceu durante o surto de Covid-19. O esboço do acordo prevê que os governos reservem 20% de quaisquer testes, vacinas ou tratamentos desenvolvidos para lidar com pandemias — o estoque deverá ser cedido para que a OMS possa distribuí-lo aos países mais pobres.

O plano prevê também a renúncia aos direitos de propriedade intelectual durante as pandemias, contrariando a indústria farmacêutica. De acordo com os defensores, a medida aumentaria o acesso a medicamentos e vacinas que salvam vidas mais rapidamente.

O rascunho do acordo começa reconhecendo o fracasso catastrófico da comunidade internacional em mostrar solidariedade e equidade na resposta à pandemia do coronavírus.

O projeto mantém disposições anteriores, que poderiam fazer com que as empresas farmacêuticas divulgassem detalhes de quaisquer contratos públicos para vacinas e tratamentos durante emergências de saúde.

Conhecido como tratado pandêmico, o esboço está sendo elaborado pelos estados-membros da OMS e, antes de ser finalizado, passará por um longo processo de negociação, previsto para começar no dia 27 de fevereiro e se estender até o próximo ano.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?