OMS diz que novo vírus da gripe suína está sendo monitorado desde 2011
Agência internacional reforçou importância do sistema global de vigilância para evitar o surgimento de novas doenças
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (01/07), o diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS) Michael Ryan afirmou que o novo vírus de gripe suína divulgado na última segunda (29/07) já é conhecido pela entidade e acompanhado desde 2011.
Segundo ele, o G4, genótipo que está circulando entre porcos na China, já é o tipo de vírus mais comum entre os animais do país, e é preciso continuar monitorando para detectar se a gripe suína vai realmente passar para humanos de forma sustentada.
“É um trabalho que mostra a importância do sistema global de vigilância de influenza, que normalmente tem poucos fundos para seguir o trabalho. O G4 está sob vigilância há anos, e há vacinas para vírus semelhantes a ele. Caso seja necessário produzir uma imunização, esse processo será rápido”, afirma Ryan.
A infectologista Maria Van Kerkhove, responsável pela resposta da OMS à pandemia de coronavírus, afirma que os resultados publicados mostram a necessidade de a comunidade científica continuar focada em detectar novas ameaças, mesmo durante a pandemia de Covid-19.