metropoles.com

OMS critica estratégia de imunidade de rebanho para conter Covid-19

Tedros Adhanom rebateu tese de que pessoas devam voltar a circular para que populações construam proteção coletiva contra a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Picture Alliance/Getty Images
Tedros Adhanom Ghebreyesus
1 de 1 Tedros Adhanom Ghebreyesus - Foto: Picture Alliance/Getty Images

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (12/10), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, comentou a proposta de construção de uma imunidade de rebanho coletiva para a Covid-19.

Na semana passada, mais um grupo de cientistas – entre eles professores de universidades renomadas – lançou um manifesto sugerindo que os jovens voltem a circular para que a imunidade de rebanho contra o Sars-CoV-2 seja construída. De acordo com eles, isso protegeria, inclusive, os mais vulneráveis, já que os recuperados estabeleceriam uma espécie de barreira de proteção.

O diretor-geral da OMS lembrou que, nunca na história da saúde pública, esse tipo de estratégia foi usada para responder a um surto de doenças, que dirá para responder a uma pandemia. “Isso é científica e eticamente problemático”, afirmou Ghebreyesus.

Ele acrescentou que a imunidade de rebanho é uma estratégia de vacinação e não de controle de doenças. Para o sarampo, por exemplo, a imunidade de rebanho requer que cerca de 95% da população esteja vacinada. No caso da pólio, essa porcentagem é de 80%.

O diretor-geral da OMS acrescentou ainda que não há informações seguras sobre quanto dura a resposta imune à Covid-19 nem sobre os efeitos de longo prazo da doença em parte dos pacientes, o que exporia as pessoas a riscos.

“Muitas pessoas pelo mundo continuam a ser suscetíveis à doença, por isso, deixar o vírus circular causará mais contaminações e mortes”, lembrou Tedros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?