OMS convoca reunião de emergência sobre mutações do novo coronavírus
As variantes com origem na África do Sul e no Reino Unido se espalharam rapidamente por 50 países
atualizado
Compartilhar notícia
O comitê de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS) se reúne nesta nesta quinta-feira (14/1) para discutir o surgimento de novas variantes do coronavírus — identificadas como mais contagiosas — e a alta acentuada dos casos de Covid-19 pelo mundo.
A reunião costuma ocorrer a cada três meses, mas foi antecipada em duas semanas pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. O gestor adiantou o encontro “por considerar questões que precisam de discussão urgente”, segundo comunicado publicado pela entidade na noite dessa quarta-feira (13/1).
As novas variantes do coronavírus com origem na África do Sul e no Reino Unido se espalharam rapidamente por, ao menos, 50 países. Apesar de não haver evidências de que elas sejam mais agressivas, estudos mostram que são mais contagiosas do que a cepa encontrada pela primeira vez na China em 2019.
A OMS se preocupa com a possibilidade de as mutações prejudicarem a eficácia das vacinas usadas no combate à Covid-19.
Pandemia no mundo
Desde o início da pandemia, 92.452.684 pessoas já foram diagnosticadas com a infecção do vírus Sars-CoV-2 e 1.980.885 morreram em decorrência da doença.
Os Estados Unidos lideram as duas listas. Nessa quarta-feira (13/1), o país norte-americano registrou recorde de mortes provocadas pela Covid-19, com 4.470 óbitos em 24 horas.