metropoles.com

OMS comemora corticoide contra Covid-19: “Avanço científico”

O diretor-geral do órgão, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que se trata do primeiro tratamento comprovado que reduz a mortalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
remedio medicamento saude comprimido alopada
1 de 1 remedio medicamento saude comprimido alopada - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A comprovação de que a dexametasona reduz a incidência de morte por Covid-19 em pacientes que apresentaram quadros graves da doença foi comemorada, nesta quarta-feira (17/06), pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O órgão considerou a descoberta dos pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido, como um “avanço científico” no combate à pandemia. O tratamento com o corticoide representou redução de mortes de 35% no grupo de pacientes que utilizaram respiradores e de 20% para os que precisaram de outro tipo de suporte respiratório, de acordo com dados divulgados pelos pesquisadores. As informações, entretanto, ainda não foram publicados em revista científica.

“É o primeiro tratamento comprovado que reduz a mortalidade em pacientes. São ótimas notícias e congratulo o governo britânico, a Universidade de Oxford e os muitos hospitais e pacientes no Reino Unido que contribuíram para esse avanço científico capaz de salvar vidas”, comemorou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Vale ressaltar que o estudo da Oxford mostrou benefícios do tratamento para pacientes graves de Covid-19, mas não houve diferenças em relação aos quadros mais leves da doença.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido anunciou que o corticoide será incluído no protocolo de tratamento da Covid-19. O Brasil também trabalha em uma pesquisa sobre a eficácia da dexametasona. Um estudo coordenado pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Aché Laboratórios, está em andamento com pacientes internados em 40 unidades hospitalares do país.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?