metropoles.com

OMS atualiza recomendação com dois novos remédios contra a Covid-19

Entidade passa a indicar drogas bloqueadoras de interleucina-6 combinadas a corticoesteroides para diminuir mortes pela doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hal Gatewood/Unsplash
remédios
1 de 1 remédios - Foto: Hal Gatewood/Unsplash

A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou, nesta terça-feira (6/7), as recomendações para tratamento de casos graves da Covid-19 com dois medicamentos — o tocilizumabe e sarilumabe. Os remédios são bloqueadores de interleucina-6, e apresentam diminuição de 13% na chance de morte, principalmente quando administrados com corticoesterioides.

A decisão da entidade foi tomada após a revisão de dados de mais de 10 mil pacientes em 27 estudos clínicos ao redor do mundo. Essas são as segundas drogas a serem recomendadas pela OMS desde o começo da pandemia — a indicação anterior foi feita em setembro de 2020, e incluiu os corticoesteroides.

O levantamento mostra ainda que as chances de o paciente precisar de ventilação mecânica são diminuídas em 28% com os bloqueadores, quando se compara com a abordagem tradicional.

“Essas drogas oferecem esperança para pacientes e famílias que estão sofrendo com o impacto devastador da Covid-19 severa e crítica. Mas os bloqueadores de interleucina-6 se mantém inacessíveis e muito caros para a maioria do mundo”, afirma Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

Ele pede que as empresas fabricantes dos remédios diminuam os preços e disponibilizem os estoques para países de média e baixa renda, principalmente onde a pandemia está se agravando.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?