metropoles.com

OMS aprova uso emergencial da vacina da Sinopharm contra a Covid-19

Entidade sugere o uso de duas doses para maiores de 18 anos. Imunizante agora pode fazer parte da Covax

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
Vacina contra a Covid-19
1 de 1 Vacina contra a Covid-19 - Foto: Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu, nesta sexta (7/5), conceder o uso emergencial da vacina da farmacêutica chinesa Sinopharm contra a Covid-19. Com a aprovação, o imunizante pode ser distribuído por meio da Covax Facility.

A recomendação da entidade é que sejam aplicadas duas doses, com intervalo de até três semanas, em pessoas com mais de 18 anos. Apesar da falta de informações sobre a eficácia do imunizante em idosos, a entidade considera que não há razões para a vacina agir de forma diferente em maiores de 60 anos.

“Temos evidência suficiente de segurança e eficácia na prevenção de hospitalizações e óbitos de até 79%. Essa vacina já está sendo usada em vários países e pedimos que essas nações organizem um sistema de vigilância para verificar a saúde das pessoas que já tomaram o imunizante, principalmente idosos, pessoas com comorbidades e gestantes”, explica Alejandro Cravioto, diretor da SAGE, o grupo de especialistas responsável por aconselhar a OMS sobre vacinas, em entrevista coletiva. Ele diz ainda que, com novas informações, a decisão da entidade pode ser revisada.

A Sinopharm também se comprometeu a fazer um estudo de monitoramento da performance da vacina. “Em geral, o risco-benefício da vacina é favorável e recomendamos que seja listada como de uso emergencial. Temos confiança que geraremos os dados o mais rápido possível. Nosso trabalho não termina com a aprovação, continuamos revisando os dados”, diz Arnauld Didierlaurent, presidente do grupo de especialistas independente que verifica as informações de vacinas para a OMS.

Coronavac

A OMS ainda está analisando o processo da Sinovac. Didierlaurent afirma que os especialistas pediram mais informações para a farmacêutica e aguardam a resposta para dar prosseguimento à avaliação.

Sputnik V

A entidade diz que está alerta aos problemas da vacina russa Sputnik V levantados pela Anvisa e que ainda está em processo de análise do processo. O time da OMS ainda está na Rússia para inspecionar as fábricas do imunizante e só deve voltar no começo de junho.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?