metropoles.com

OMS apela por melhores condições de trabalho a profissionais de saúde

A entidade pede que os governos garantam o acesso prioritário às vacinas para os trabalhadores na linha de frente do combate à pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Enfermeira Covid-19
1 de 1 Enfermeira Covid-19 - Foto: Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo, nesta quinta-feira (21/10), para que governos de todo o mundo ofereçam melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e cuidadores que trabalham na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19.

O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, demonstrou preocupação com o grande número de trabalhadores de saúde que morreram pela infecção do novo coronavírus. Ele também destacou o fato de a categoria estar sofrendo de esgotamento, estresse, ansiedade e fadiga no último ano.

“A pandemia é uma amostra poderosa de como dependemos do sistema de saúde e como estamos vulneráveis quando aqueles que cuidam da nossa saúde não estão protegidos”, desabafou.

A OMS pede que os governos fortaleçam o monitoramento e a notificação de novas infecções, problemas de saúde e mortes provocadas pela Covid-19 entre os profissionais da categoria, bem como garantam o acesso prioritário deles às vacinas.

Dados de 119 países mostram que, até setembro, dois em cada cinco profissionais de saúde e cuidadores estavam totalmente vacinados, mas há uma grande disparidade entre países de baixa e alta renda.

Menos de um em cada dez profissionais teve acesso às duas doses dos imunizantes nas regiões da África e do Pacífico Ocidental, enquanto que a maioria dos países de alta renda têm mais de 80% dos profissionais totalmente vacinados.

“Temos a obrigação moral de proteger todos os trabalhadores de saúde e cuidados, garantir seus direitos e fornecer-lhes trabalho decente em um ambiente de prática seguro e propício. Isso deve incluir o acesso às vacinas” disse Jim Campbell, diretor da OMS dedicado ao tema de saúde e condições de trabalho.

Um documento sobre o impacto do Covid-19 nos profissionais de saúde e cuidadores estima que entre 80 mil a 180 mil trabalhadores da área podem ter morrido de Covid-19 entre janeiro de 2020 a maio de 2021.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?