OMS ainda não sabe se vacina contra Covid-19 evita a transmissão do vírus
Informações preliminares afirmam que paciente não fica doente, mas não se sabe se pode contaminar outros
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (14/12), a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que ainda não há informações suficientes para dizer que pacientes vacinados contra a Covid-19 não serão capazes de transmitir a doença.
Segundo a cientista-chefe da entidade, Soumya Swaminathan, os estudos mostram, até o momento, que a pessoa não fica doente. “Não sabemos se vão evitar que o paciente seja infectado. Esperamos que funcione, mas não temos evidência”, explica.
Por isso, ela pede que as pessoas que já tomaram a imunização continuem tomando os cuidados de distanciamento, uso de máscara e higiene das mãos, até que a questão seja resolvida. “Vamos demorar um pouco para ter imunidade de rebanho e proteger toda a população. Ainda precisamos de mais dados”, diz.
A diretora do departamento de imunizações da OMS, Katherine O’Brien, explica que será preciso acompanhar os pacientes que estão tomando a vacina para obter mais informações sobre a duração da imunidade. “Temos ótimas informações para começar, os resultados de eficácia são promissores, mas são preliminares. Ainda precisamos aprender se as vacinas podem proteger contra a infecção”, afirma.