metropoles.com

Ômicron possui risco 80% menor de hospitalização, revela pesquisa

Pesquisadores do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD), da África do Sul, relacionam a baixa ameaça da Ômicron à vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Hospital vazio
1 de 1 Hospital vazio - Foto: Getty Images

Um novo estudo sul-africano liderado por pesquisadores do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD), revela que a variante Ômicron apresenta risco 80% menor de hospitalização em relação à outras cepas e 70% menor comparada com a Delta. De acordo com os autores, a baixa ameaça da Ômicron pode ter relação com o avanço da vacinação, contribuindo para que as pessoas que foram infectadas pela nova variante não desenvolvam sintomas graves. A pesquisa foi publicada na última quarta feira (21/12) na plataforma Medrxiv, e aguarda revisão dos pares.

“No continente sul-africano, a Ômicron está se comportando de uma forma menos severa em relação a outras cepas”, registra a professora Cheryl Cohen, uma das autoras do novo estudo, em entrevista à Reuters.

Para o resultado, os pesquisadores acompanharam a evolução dos 161.328 casos de Covid-19 registrados na África do Sul entre 1°/10 e 6/12 deste ano. Os dados estão atribuídos apenas a pacientes que não foram hospitalizados. Além disso, vários fatores que poderiam influenciar nos resultados foram ajustados, como idade, sexo e se os casos eram de reinfecção.

Paul Hunter, professor de medicina da University of East Anglia, na Grã-Bretanha, descreveu a pesquisa sul-africana como “importante” e disse que “foi o primeiro estudo conduzido de forma adequada a aparecer em versão pré-impressa sobre a questão da gravidade Ômicron versus Delta”.

A variante B.1.1529, conhecida como Ômicron, foi identificada por cientistas sul-africanos e reportada à OMS em 24/11. Desde então, a cepa vem causando um número recorde de casos de Covid-19 no país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?