Ômicron: paciente infectada com subvariante BQ.1 morre em SP
De acordo com a secretaria de saúde do estado, paciente de 72 anos tinha comorbidades que contribuíram para agravamento do quadro
atualizado
Compartilhar notícia
A secretaria de saúde do estado de São Paulo confirmou, nessa terça-feira (8/11), a primeira morte de uma paciente infectada pela nova subvariante da Covid-19, conhecida como Ômicron BQ.1. A sublinhagem surgiu a partir da cepa BA.5 e está sendo associada a um aumento de casos na Europa e nos Estados Unidos.
A mulher que faleceu tinha 72 anos de idade e possuía comorbidades. A secretaria de saúde afirma que a condição vacinal da vítima ainda não é conhecida. O chefe da pasta, Jean Gorinchteyn, destacou a importância da imunização, incluindo as doses de reforço, para a proteção contra a doença.
São Paulo registrou um segundo paciente infectado com a subvariante: é um senhor de 61 anos, que passa bem e está em casa.
“Tivemos muitos pacientes que deixaram de fazer a sua quarta dose e dessa forma, pelo próprio tempo, passam a não estar idealmente protegidos, principalmente com relação às novas variantes”, afirmou Gorinchteyn, durante a inauguração do Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Ômicron BQ.1
As mutações presentes na BQ.1 aumentaram o poder de escape do vírus em relação à resposta imunológica desenvolvida por vacinas ou infecções anteriores.