metropoles.com

Ômicron: paciente infectada com subvariante BQ.1 morre em SP

De acordo com a secretaria de saúde do estado, paciente de 72 anos tinha comorbidades que contribuíram para agravamento do quadro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Niad-National Institute Of Allergy and Infection
Imagem de microscópio da subvariante Ômicron BQ.1, do coronavírus - Metrópoles
1 de 1 Imagem de microscópio da subvariante Ômicron BQ.1, do coronavírus - Metrópoles - Foto: Niad-National Institute Of Allergy and Infection

A secretaria de saúde do estado de São Paulo confirmou, nessa terça-feira (8/11), a primeira morte de uma paciente infectada pela nova subvariante da Covid-19, conhecida como Ômicron BQ.1. A sublinhagem surgiu a partir da cepa BA.5 e está sendo associada a um aumento de casos na Europa e nos Estados Unidos.

A mulher que faleceu tinha 72 anos de idade e possuía comorbidades. A secretaria de saúde afirma que a condição vacinal da vítima ainda não é conhecida. O chefe da pasta, Jean Gorinchteyn, destacou a importância da imunização, incluindo as doses de reforço, para a proteção contra a doença.

São Paulo registrou um segundo paciente infectado com a subvariante: é um senhor de 61 anos, que passa bem e está em casa.

“Tivemos muitos pacientes que deixaram de fazer a sua quarta dose e dessa forma, pelo próprio tempo, passam a não estar idealmente protegidos, principalmente com relação às novas variantes”, afirmou Gorinchteyn, durante a inauguração do Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Ômicron BQ.1

As mutações presentes na BQ.1 aumentaram o poder de escape do vírus em relação à resposta imunológica desenvolvida por vacinas ou infecções anteriores.

A sublinhagem foi identificada pela primeira vez na Europa e está sendo associada ao aumento de infecções na França, Alemanha e Estados Unidos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a BQ.1 já está presente em, ao menos, 65 países.

Covid-19

Brasil registrou 47 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24h. A média móvel diária de óbitos foi de 34 na segunda-feira (7/11), queda de 38% em relação ao número verificado há 14 dias.

O país também contabilizou 4.042 novos casos da doença, totalizando 34.855.492 infecções confirmadas desde o início da pandemia. No total, foram computadas 688.395 mortes em decorrência de problemas relacionados ao coronavírus.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?