Ômicron: confira 9 sinais acrescentados à lista de sintomas da Covid
Agência de saúde do Reino Unido decidiu incluir novos sintomas em sua lista oficial após a variante ter se disseminado no país
atualizado
Compartilhar notícia
Desde que a Covid-19 foi descoberta, em dezembro de 2019, o coronavírus passou por muitas mutações, resultando em cinco variantes de maior preocupação. À medida que foram surgindo, as variantes levaram os pacientes a relatarem novos sintomas.
Neste fim de semana, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), equivalente ao SUS no Brasil, atualizou a lista de sintomas da doença, incluindo os novos sinais descritos pelos pacientes durante o pico de casos provocados pala Ômicron.
No Reino Unido, febre, tosse persistente e perda ou alteração do olfato ou paladar eram os sintomas que justificavam a realização de exames para confirmar a infecção pelo coronavírus. Com a revisão da semana passada, mais 9 sinais foram acrescentados à lista:
- Falta de ar;
- Dor no corpo;
- Cansaço ou exaustão;
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta;
- Nariz entupido ou escorrendo;
- Perda de apetite;
- Diarreia;
- Náusea.
Pessoas com esses sintomas devem permanecer em casa, em isolamento, para evitar o contato com outras pessoas, especialmente as que correm maior risco de desenvolver quadro grave da doença.