Ômicron circulava na Holanda uma semana antes do 1º caso identificado
Autoridades sanitárias conseguiram encontrar casos anteriores àqueles que haviam sido notificados como os primeiros da variante no país
atualizado
Compartilhar notícia
A Holanda informou, nesta terça-feira (30/11), ter encontrado amostras da variante Ômicron do novo coronavírus em testes coletados em 19 novembro, uma semana antes do que as autoridades sanitárias imaginavam ter sido a data de entrada do vírus no país.
Na última sexta-feira (26/11), ao menos 14 pessoas que desembarcaram no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, de dois voos vindos de Joanesburgo e da Cidade do Cabo, testaram positivo para a nova variante.
“Encontramos a variante Ômicron do coronavírus em duas amostras de teste que foram coletadas em 19 e 23 de novembro. Não está claro ainda se essas pessoas visitaram a África Austral”, disseram as autoridades de saúde em um comunicado.
Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:
As autoridades holandesas informaram no sábado (27/11), que 61 pessoas testaram positivo para a Covid-19 ao regressar da África do Sul na última sexta-feira, mas não confirmaram se os casos estão relacionados à nova variante. Os passageiros com resultado positivo para o exame estão em quarentena.
O governo da Holanda faz um esforço para entrar em contato com mais de 5 mil passageiros que chegaram ao país vindos da África do Sul, Botsuana, Suazilândia, Lesoto, Moçambique, Namíbia ou Zimbábue para testá-los e fazer o rastreamento do vírus.