metropoles.com

Olhos podem revelar se paciente está com Covid persistente, diz estudo

Pesquisa mostra que danos aos nervos da córnea estão presentes em pessoas que sofrem com os efeitos da infecção a longo prazo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels/Reprodução
olhos
1 de 1 olhos - Foto: Pexels/Reprodução

De acordo com um estudo publicado no British Journal of Oftalmology no início de julho, um exame oftalmológico simples pode mostrar se o paciente está sofrendo com Covid persistente.

“Até onde sabemos, este é o primeiro estudo reportando perda no nervo da córnea e aumento na densidade das células dendríticas (tipo de célula do sistema imunológico) em pacientes que se recuperaram da Covid-19, principalmente em pacientes com sintomas consistentes com a Covid prolongada“, explica Gulfidan Bitirgen, da Universidade Necmettin Erbakan, na Turquia, principal autora do estudo.

Os pesquisadores analisaram os resultados de exames de 40 pacientes que tiveram Covid-19 comparando-os com as informações de 30 indivíduos que não foram contaminados. O teste mostrou que pessoas com sintomas neurológicos que tiveram a infecção tinham dano e perda de fibras no nervo corneal, assim como contagem alta de células dendríticas. Pessoas que tiveram quadros mais severos da infecção tiveram maior dano.

O estudo é pequeno, e não é possível afirmar que o desgaste no nervo foi causado pela Covid, mas os cientistas acreditam que os resultados são consistentes com o processo inflamatório e a resposta imune causados pelo coronavírus.

“Mais estudos da mudança na densidade das células dendríticas e no dano ao nervo corneal em pacientes com Covid-19 podem mostrar pistas sobre a contribuição da inflamação e da resposte imune para a degeneração dos nervos”, escrevem os pesquisadores.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?