Olhos amarelos fazem mulher de 52 anos descobrir câncer terminal
Paciente apresentou os sintomas por três semanas antes de ir buscar o diagnóstico médico. Caso incomum foi relatado em revista científica
atualizado
Compartilhar notícia
Uma mulher de 52 anos, que teve sua identidade preservada, descobriu um câncer no estômago em estágio avançado após apresentar olhos amarelados. Por não ser um sintoma comum que leva ao diagnóstico desse tipo de tumor, o relato médico foi publicado no Cureus Journal of Medical Science em 13 de dezembro.
De acordo com os médicos, a paciente sentiu dor no estômago por três semanas e, neste período, o branco dos olhos dela começou a ficar amarelo. Ela era hipertensa e diabética, também havia perdido peso, estava sem apetite e se sentia mais cansada do que o normal.
Após uma série de exames, os médicos descobriram que ela tinha um tipo de câncer de estômago chamado adenocarcinoma gástrico.
O tumor havia crescido tanto que estava comprimindo o tubo que transporta os sucos digestivos entre o estômago e o intestino. O bloqueio levou ao acúmulo de uma substância amarela, chamada bilirrubina, no corpo. A bilirrubina em excesso caiu na corrente sanguínea e provocou a alteração nos olhos da paciente.
Câncer de estômago
Os médicos escreveram no relatório que olhos amarelos podem ser um sintoma de câncer de estômago em estágio avançado. O câncer terminal de estômago também pode causar sangue nas fezes, perda de peso inexplicável, vômitos e dificuldade para engolir.
A paciente foi tratada com cirurgia paliativa para aliviar os sintomas. O tumor não pode ser removido pois já estava em estágio avançado e já havia se espalhado para o intestino.
De acordo com o relatório médico, ela teve alta para ir para casa após o procedimento cirúrgico, mas recusou tratamentos adicionais. A paciente faleceu dois meses após o procedimento.