metropoles.com

Baixa umidade: 4 óleos essenciais que ajudam a respirar melhor

Confira óleos essenciais que ajudam a liberar as vias respiratórias, aliviando os desconfortos do período da seca

atualizado

Compartilhar notícia

JGI/Tom Grill/Getty Images
Óleos essenciais
1 de 1 Óleos essenciais - Foto: JGI/Tom Grill/Getty Images

O mês de setembro costuma ser seco na maior parte do Brasil. Neste ano, além da baixa unidade, a fumaça e a fuligem dos incêndios estão prejudicando a qualidade do ar e, consequentemente,  atrapalhando a respiração das pessoas.

“Devido à perda de umidade nas vias aéreas, ocorre uma diminuição da capacidade de defesa do corpo contra microrganismos, predispondo a infecções. A desidratação também aumenta a chance de complicações”, explica a pneumologista Milena Danilow, do Hospital DF Star, da Rede D’Or.

Os óleos essenciais surgem como alternativas para liberar as vias aéreas, ajudando as pessoas a respirar com menos dificuldade. Feitos de plantas e minerais, eles possuem propriedades diversas para a saúde, inclusive descongestionantes.

“Os óleos descongestionantes ajudam a desinflamar os cornetos nasais – estruturas do nariz por onde o ar entra, que têm a função de umidificá-lo e filtrá-lo. Durante crises alérgicas, os cornetos tendem a aumentar e os óleos essenciais vão restabelecê-los para que a pessoa consiga respirar melhor”, explica a otorrinolaringologista Renata Moura, que atende em Niterói (RJ).

Há uma grande variedade de plantas com propriedades descongestionantes e a maioria dos óleos essenciais misturam ingredientes para potencializar os efeitos. Conheça os principais ingredientes disponíveis.

Óleos essenciais para respirar melhor

1) Eucalipto

A planta é quase onipresente em preparados para aumentar a saúde respiratória. Conhecido pelo aroma refrescante, o eucalipto ajuda a descongestionar as vias aéreas, além de aliviar sintomas de resfriado e possuir ação expectorante.

“O eucalipto possui em sua composição o eucaliptol e o cineol, ambas são substâncias expectorantes e descongestionantes que estimulam a respiração, aliviando os músculos respiratórios e aumentando a eliminação de catarro”, afirma a farmacêutica Angela Xavier, de Goiânia (GO).

2) Hortelã-pimenta

Outro descongestionante frequente nos óleos essenciais é o da hortelã-pimenta. O óleo à base da planta ajuda a ampliar as vias respiratórias, com uma atividade broncodilatadora.

A recomendação é que o óleo seja levemente aquecido, o que se obtém, esfregando-o entre as mãos. A planta é rica em mentol, um excelente descongestionante e expectorante.

Óleos essenciais

3) Alecrim

Com cheiro delicado, o alecrim também possui propriedades descongestionantes, especialmente se combinado com o eucalipto, a hortelã ou a menta.

“Graças ao ácido carnóstico na composição, o alecrim consegue melhorar a respiração e dá uma sensação de frescor que facilita a respiração”, afirma Angela.

4) Kava-kava

Natural da Oceania, a planta tem se difundido internacionalmente. É famosa por seu efeito anestésico, que provoca dormência semelhante ao jambu da Amazônia, mas também possui capacidade descongestionante, sendo usada como antigripal.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?