Baixa umidade: 4 óleos essenciais que ajudam a respirar melhor
Confira óleos essenciais que ajudam a liberar as vias respiratórias, aliviando os desconfortos do período da seca
atualizado
Compartilhar notícia
O mês de setembro costuma ser seco na maior parte do Brasil. Neste ano, além da baixa unidade, a fumaça e a fuligem dos incêndios estão prejudicando a qualidade do ar e, consequentemente, atrapalhando a respiração das pessoas.
“Devido à perda de umidade nas vias aéreas, ocorre uma diminuição da capacidade de defesa do corpo contra microrganismos, predispondo a infecções. A desidratação também aumenta a chance de complicações”, explica a pneumologista Milena Danilow, do Hospital DF Star, da Rede D’Or.
Os óleos essenciais surgem como alternativas para liberar as vias aéreas, ajudando as pessoas a respirar com menos dificuldade. Feitos de plantas e minerais, eles possuem propriedades diversas para a saúde, inclusive descongestionantes.
“Os óleos descongestionantes ajudam a desinflamar os cornetos nasais – estruturas do nariz por onde o ar entra, que têm a função de umidificá-lo e filtrá-lo. Durante crises alérgicas, os cornetos tendem a aumentar e os óleos essenciais vão restabelecê-los para que a pessoa consiga respirar melhor”, explica a otorrinolaringologista Renata Moura, que atende em Niterói (RJ).
Há uma grande variedade de plantas com propriedades descongestionantes e a maioria dos óleos essenciais misturam ingredientes para potencializar os efeitos. Conheça os principais ingredientes disponíveis.
Óleos essenciais para respirar melhor
1) Eucalipto
A planta é quase onipresente em preparados para aumentar a saúde respiratória. Conhecido pelo aroma refrescante, o eucalipto ajuda a descongestionar as vias aéreas, além de aliviar sintomas de resfriado e possuir ação expectorante.
“O eucalipto possui em sua composição o eucaliptol e o cineol, ambas são substâncias expectorantes e descongestionantes que estimulam a respiração, aliviando os músculos respiratórios e aumentando a eliminação de catarro”, afirma a farmacêutica Angela Xavier, de Goiânia (GO).
2) Hortelã-pimenta
Outro descongestionante frequente nos óleos essenciais é o da hortelã-pimenta. O óleo à base da planta ajuda a ampliar as vias respiratórias, com uma atividade broncodilatadora.
A recomendação é que o óleo seja levemente aquecido, o que se obtém, esfregando-o entre as mãos. A planta é rica em mentol, um excelente descongestionante e expectorante.
3) Alecrim
Com cheiro delicado, o alecrim também possui propriedades descongestionantes, especialmente se combinado com o eucalipto, a hortelã ou a menta.
“Graças ao ácido carnóstico na composição, o alecrim consegue melhorar a respiração e dá uma sensação de frescor que facilita a respiração”, afirma Angela.
4) Kava-kava
Natural da Oceania, a planta tem se difundido internacionalmente. É famosa por seu efeito anestésico, que provoca dormência semelhante ao jambu da Amazônia, mas também possui capacidade descongestionante, sendo usada como antigripal.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!