Oftalmologistas alertam: rolha do espumante pode te deixar cego
Saindo a até 80 km/h da garrafa, objeto pode atingir em cheio os olhos e danificar partes frágeis do globo ocular
atualizado
Compartilhar notícia
Ao sair da garrafa de espumante, a rolha pode chegar a 80 km/h. Apesar de, na maioria dos casos, ela sair voando por aí sem atingir alvo certo, oftalmologistas alertam para a possibilidade de ela acertar em cheio os olhos de alguém. A situação inclusive aconteceu com Theo Campbell, participante do reality-show britânico Love Island, que revelou ter ficado cego de um olho após ter sido atingido por uma rolha. O artista passou por duas cirurgias e usa um tapa-olho.
Em entrevista ao Daily Mail, o oftalmologista Amir Hamid explica que os ossos do crânio são responsáveis pela proteção dos olhos, mas a rolha é pequena o suficiente para atingir em cheio o globo ocular.
“Ela viaja tão rápido que pode causar danos e arranhões na córnea, a parte mais exterior do olho, assim como feridas em partes muito frágeis do interior do globo ocular. Em alguns casos, é preciso de uma cirurgia para corrigir”, alerta.
Para não ter problemas, a dica é evitar abrir o espumante na direção de outras pessoas e mantê-lo na temperatura ideal – de 6ºC a 10ºC – para que a rolha não saia em velocidade muito alta.