metropoles.com

Obesidade: OMS estuda incluir Saxenda na lista de remédios essenciais

Conselheiros da Organização Mundial de Saúde avaliam a possibilidade de incluir medicamento contra a obesidade na lista de essenciais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jose Luis Pelaez Inc/ Getty Images
Pessoa com obesidade com as mãos na pele - Metrópoles - pele
1 de 1 Pessoa com obesidade com as mãos na pele - Metrópoles - pele - Foto: Jose Luis Pelaez Inc/ Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera incluir, pela primeira vez, remédios desenvolvidos para combater a obesidade à sua lista de medicamentos essenciais, segundo informações da agência Reuters.

Conselheiros da entidade avaliarão, no próximo mês, os pedidos para a incorporação de novos medicamentos à lista internacional, cuja divulgação está prevista para ocorrer em setembro.

O documento é usado por países de baixa e média renda como um guia na tomada de decisões de saúde pública, como, por exemplo, a aquisição de medicamentos.

Genéricos

A proposta para a inclusão dos remédios foi feita por três médicos e um pesquisador dos Estados Unidos. A indicação inclui o ingrediente ativo liraglutida, presente no Saxenda, terapia para obesidade da farmacêutica Novo Nordisk. O fármaco perderá a patente em breve, o que facilitará a fabricação de versões genéricas e mais baratas.

Especialistas avaliam que o sinal verde poderia abrir caminho para a inclusão de medicamentos mais modernos, como o Wegovy, uma versão do Ozempic com indicação para obesidade.

A obesidade e o sobrepeso são definidos como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura que apresenta risco à saúde. Estima-se que mais de 650 milhões de adultos em todo o mundo são obesos e outras 1,3 bilhão estão acima do peso. Sete em cada dez pessoas desses grupo (70%) vivem em países de baixa e média renda. (Com informações da agência Reuters)

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?