metropoles.com

Obesidade: entenda quais são as diferenças entre Wegovy e Ozempic

Medicamentos são fabricados com o mesmo princípio ativo, a semaglutida, mas apenas o Wegovy tem autorização para uso contra obesidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Aplicador e ampola do remédio Ozempic nas mãos de uma pessoa - Metrópoles
1 de 1 Aplicador e ampola do remédio Ozempic nas mãos de uma pessoa - Metrópoles - Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa segunda-feira (2/1), a comercialização do Wegovy (semaglutida 2,4 mg) no Brasil. O medicamento injetável de uso semanal tem ação semelhante à do Ozempic, mas é o primeiro a ter a autorização para o tratamento do sobrepeso e obesidade no país.

Ambos são fabricados pela farmacêutica Novo Nordisk e devem ser administrados semanalmente por meio de uma caneta aplicadora da injeção subcutânea.

Além disso, os dois remédios contêm o mesmo princípio ativo, a semaglutida, um análogo ao hormônio GLP-1 produzido naturalmente no intestino. A substância atua em centros específicos no cérebro – uma região chamada hipotálamo – que controlam a fome e a saciedade.

As principais diferenças entre o Wegovy e o Ozempic são a dosagem disponível e a indicação de uso. “Em termos práticos, quando você tem as duas indicações aprovadas significa que foram estudadas nas populações adequadas e a eficácia e segurança foram comprovadas”, explica a endocrinologista Priscilla Mattar, diretora médica da Novo Nordisk.

Ozempic

O Ozempic foi aprovado pela Anvisa em 2018 para tratar pacientes com diabetes tipo 2 com doses semanais de 0,5 mg ou 1 mg. Além de controlar a doença, ele demonstrou ter uma ação importante na perda de peso dos pacientes, motivo que o popularizou nos últimos anos também entre as pessoas que tentam emagrecer.

Nos EUA, a agência Food and Drug Administration (FDA) já aprovou a semaglutida (princípio ativo do Ozempic) para pessoas obesas ou com sobrepeso. No Brasil, no entanto, o uso com esta finalidade é feito “off label”, ou seja, fora da bula.

Wegovy

O Wegovy, por sua vez, já chega ao mercado brasileiro com a aprovação da Anvisa para emagrecimento de pessoas com sobrepeso, obesidade e comorbidades.

Priscilla explica que o medicamento será comercializado em cinco apresentações (canetas com quatro doses de 0,25 mg; 0,5 mg; 1 mg; 1,7 mg ou 2,4 mg). “O paciente deve aumentar a dose a cada quatro semanas conforme recomendação de bula. Para chegar à dose terapêutica (2,4 mg), o indivíduo deverá passar por todas as outras doses”, afirma a endocrinologista.

Ela ensina que por ter uma dose muito maior do que a do Ozempic, os efeitos do Wegovy são mais potentes para a perda de peso. Os eventos adversos mais comuns são os gastrointestinais, mas, em sua maioria, apresentam gravidade leve ou moderada e são transitórios — como acontece em outros medicamentos da mesma classe.

Após a aprovação do registro pela Anvisa, o próximo passo é a aprovação do preço – que leva no mínimo 90 dias. “Com isso, o medicamento deve chegar ao Brasil no segundo semestre”, afirma Priscilla.

Sobrepeso e obesidade

Mais de 1 bilhão de pessoas de todo o mundo, incluindo adultos, adolescentes e crianças, são obesas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença afeta a maioria dos sistemas do corpo, podendo levar a complicações no coração, fígado, rins, articulações e sistema reprodutivo, como o desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão e derrame, diabetes tipo 2 e várias formas de câncer, além de complicações pela Covid-19.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?