metropoles.com

Obesidade é fator agravante do quadro de Covid-19 tanto quanto idade

O estudo da USP mostra que ser obeso já eleva muito o risco de morte, não precisa necessariamente estar associado a uma cormobidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
pessoa se pesando em balança
1 de 1 pessoa se pesando em balança - Foto: iStock

A obesidade é um fator agravante da Covid-19 tão importante quanto a idade. Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o sobrepeso não precisa estar associado a nenhuma doença, ele por si só aumenta o risco de complicações e morte.

Cientistas brasileiros descobriram que os obesos correm perigo elevado, não importando idade, sexo ou etnia. O risco cresce conforme os quilos na balança. Pacientes acima do peso, mesmo sem apresentar obesidade, já tem um grau de risco maior.

Médicos já haviam observado uma relação evidente entre a obesidade e a Covid-19 grave. Mas pensava-se que isso ocorria porque a obesidade quase sempre está acompanhada de comorbidades. O estudo da USP mostra, entretanto, que somente ser obeso já eleva muito o risco da Covid-19. Esse grupo costuma ter o sistema respiratório prejudicado pois o tecido adiposo comprime o diafragma e dificulta a movimentação normal do órgão.

O estudo foi publicado na revista Obesity Research & Clinical Practice e analisou dados de nove pesquisas com 6.577 pacientes infectados pelo SARS-CoV-2 na China, França, Espanha, Itália e Estados Unidos. Nos estudos analisados, 9,4% dos obesos infectados pelo novo coronavírus, internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foram a óbito. A pesquisa foi coordenada pela professora Sílvia Helena de Carvalho Sales-Peres, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

De acordo com dados do do Ministério da Saúde, 55% da população brasileira têm sobrepeso e outros 19,2% são obesos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?