Obesidade: 4 em cada 10 brasileiros serão obesos em 2035
De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade, 41% da população adulta no Brasil terão a doença
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade, divulgado na quinta-feira (2/3), 41% da população adulta no Brasil será obesa até 2035. Segundo o documento, a proporção está acima da expectativa mundial, uma vez que 24% da população do mundo todo deve apresentar a condição até 2035.
No entanto, quando o estágio de sobrepeso é incluído, a estimativa é que mais da metade das pessoas em todo o mundo apresente excesso de peso.
Para ser considerada obesa, uma pessoa apresenta o índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m². Para ser enquadrada como sobrepeso, o IMC precisa estar acima de 25 kg/m². Para fazer o cálculo de uma pessoa, basta dividir o peso, em quilos, pelo quadrado da altura, em metros.
O relatório revelou ainda que a obesidade infantil pode mais que dobrar até 2035, se comparado com os dados de 2020. Além disso, os autores constataram que o aumento da doença deve ser maior em países de baixa ou média renda na Ásia e na África.
A presidente da Federação Mundial da Obesidade, Louise Baur, defende que os formuladores de políticas públicas precisam agir o quanto antes para evitar que a situação piore.
“É particularmente preocupante ver as taxas de obesidade crescendo mais rapidamente entre crianças e adolescentes. Os governos e formuladores de políticas em todo o mundo precisam fazer tudo que puderem para evitar repassar os custos de saúde, sociais e econômicos para a geração mais jovem”, afirmou ela em um comunicado.
O documento será apresentado aos formuladores de políticas das Nações Unidas e aos Estados na próxima semana.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.