O trânsito lhe estressa? Cientistas sugerem que você escute Adele
Cadência das músicas da cantora inglesa seria capaz de regular a frequência cardíaca, diminuindo risco de doenças futuras
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa feita pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com participação da Universidade de São Paulo (USP), Oxford Brookes University (Reino Unido) e a Universidade de Parma (Itália) demonstrou que ouvir músicas da cantora Adele reduz o estresse e ajuda a manter o coração saudável. O efeito também foi notado com canções da cantora Enya e músicas instrumentais.
A pesquisa foi feita com cinco mulheres que dirigiram no município de Marília, em São Paulo. Cada uma delas percorreu uma rota movimentada de 3 quilômetros por cerca de 20 minutos, em um horário de bastante movimento.
No primeiro momento, elas dirigiram sem ouvir música. Em uma segunda etapa de viagens, foram submetidas a uma playlist com versões para piano dos hits Someone Like You e Hello, de Adele, além de Exile, de Enya, o instrumental de Amazing Grace do músico cristão Chris Tomlin e uma música de meditação chamada Electra by Airstream. Em ambos os testes, os pesquisadores mediram os batimentos cardíacos das participantes.
As músicas reduziram as flutuações nos batimentos cardíacos. Também influenciaram inconscientemente os ritmos das ondas cerebrais e regularam as atividades no sistema nervoso das motoristas, diminuindo a pressão sanguínea e a frequência cardíaca.
Os pesquisadores acreditam que o ato de ouvir música pode ser um hábito preventivo para a saúde do coração. Isso porque, quando as pessoas estão estressadas, o corpo libera substâncias químicas que aceleram o coração e deixam a pressão arterial mais alta, aumentando o risco de uma inflamação ou um ataque cardíaco. A pesquisa foi publicada na revista Complementary Therapies in Medicine. (Com informações do portal Daily Mail)