Dor no estômago pode não ter relação com o órgão, alerta médico
A dor no estômago, também chamada de dor na barriga, pode indicar problemas sérios de saúde. Automedicação deve ser evitada
atualizado
Compartilhar notícia
O termo dor na barriga é amplo e geralmente indica todo e qualquer desconforto no abdômen. A dor no estômago, por outro lado, é mais específica, já que sinaliza que o incômodo é na parte superior central da barriga, conhecida como epigastro na medicina.
No entanto, apesar de muito comum nos atendimentos médicos, a dor no estômago pode não ter nenhuma relação com o órgão em si. “Por isso, é indispensável uma avaliação médica, que fará perguntas específicas e exame físico para diagnóstico”, afirma o gastroenterologista Eric Pereira, do Hospital e Clínica São Gonçalo (HCSG).
“É importante saber que muitos órgãos do nosso abdômen compartilham a mesma inervação e, portanto, uma dor no estômago pode ser no pâncreas, intestino, vesícula, esôfago, fígado, etc”, aponta o gastroenterologista.
Quando apresentar sintomas abdominais, o paciente deve buscar atendimento com médico gastroenterologista ou cirurgião. O profissional terá um diálogo detalhado, com análise não só do incômodo, mas também do passado cirúrgico, doenças associadas e uso de medicamentos.
A suspeita de qual órgão está sendo afetado vai condicionar a solicitação de exames para confirmar o diagnóstico, destaca Pereira.
Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!