metropoles.com

O que já se sabe sobre a Delta Plus, nova mutação do coronavírus

Até agora 30 países no mundo já registraram casos de infecção por essa nova cepa. Receio é que ela seja mais contagiosa do que a Delta atual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
Sars-CoV-2
1 de 1 Sars-CoV-2 - Foto: Unsplash

No rastro de alta transmissão da variante Delta, que está alarmando países onde já se celebrava o fim da pandemia, surge a “irmã” da cepa. Conhecida pelo nome científico AY.1, a Delta Plus chega com grandes chances de ser ainda mais perigosa do que a Delta.

A comunidade científica, que luta há mais de um ano para conter o coronavírus, está preocupada com a Delta Plus, porque é comum que os vírus desenvolvam mutações para se tornarem mais resistentes e transmissíveis.

Registros de contágio pela Delta Plus já somaram 400 casos ocorridos em pelo menos 30 países, entre os quais Reino Unido, Estados Unidos, Portugal, Índia, Nepal, China e recentemente também na Coreia do Sul. Os dados indicam que esses casos são predominantes entre os mais jovens, o que pode ser resultado de taxas de vacinação mais baixas nesse grupo na maioria dos países.

Cientistas têm buscado investigar e entender essa nova cepa e já oferecem algumas respostas, segundo reportagem do jornal britânico The Sun divulgada na quinta-feira (5/8).

Diferença

Originalmente, a Delta Plus recebeu o nome de “variante de Nepal” porque ela foi identificada em maior número nesse país. Ela recebeu a mesma denominação grega da Delta porque são geneticamente semelhantes. Mas como o nome sugere, a versão Plus tem a adição de uma mutação no código genético da proteína spike, responsável por possibilitar a entrada do vírus na célula.

Essa mutação é identificada pelo código K417N. De acordo com Jeff Barrett, diretor da Covid-19 Genomics Initiative, vinculado ao Wellcome Sanger Institute, no Reino Unido, essa mutação também é encontrada na variante Beta. “Acredita-se que essa mutação é parte do motivo pelo qual a variante Beta é menos neutralizada por vacinas”, explicou o pesquisador.

Ainda não há consenso científico de que a variante Delta Plus é de fato mais contagiosa e se dissemine mais rápido do que a Delta. Na Índia, porém, a Plus foi classificada como “variante de preocupação”, pois autoridades informaram que ela tinha mais facilidade para infectar as células pulmonares e driblar os anticorpos, incluindo os proporcionados pelas vacinas atuais.

Os sintomas mais comuns da Covid-19 causada por essa variante são semelhantes aos da Delta e do coronavírus original: dores de cabeça, fadiga, coriza e dor de garganta, bem como espirros, incluindo pessoas vacinadas.

Sem distinção

Essa variante ainda não recebeu um nome oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registram a Delta Plus sem distinguir da Delta.

Os dados disponíveis especificamente sobre a Delta Plus são acessados no rastreador Outbreak.info, do instituto de pesquisa Scripps Research, nos Estados Unidos. Os países que lideram os casos desta variante até o momento são Estados Unidos (127), Reino Unido (43) e Índia (22).

A reportagem consultou o Ministério da Saúde sobre registros no Brasil, mas ainda não obteve resposta até a publicação.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?